Castelos

Castelo da Guarda

 

castelosdefronteira.com

Concelho: Guarda
Localização: Guarda
Latitude: 40.5367903 
Longitude: -7.2712424000000055

É na cidade da Guarda, a cidade mais alta de Portugal, no concelho e distrito com o mesmo nome que podemos encontrar o Castelo da Guarda, localizado em posição dominante sobre a cidade, a uma altura de 1056 metros acima do nível do mar.

O que hoje resta do Castelo da Guarda e das suas muralhas, é já apenas uma pequena parte do esplendor que esta fortificação exibiu em tempos distantes.

Mesmo assim, apesar de se encontrar muito descaraterizado devido às diversas intervenções que sofreu, principalmente no século XIX, os troços dos seus antigos muros que ainda existem, continuam a definir em algumas partes os limites urbanos.

A Guarda poderá ter sido um dos redutos dos lusitanos, que passou também pela ocupação romana e dos visigodos, apontando-se para o século XIII, no reinado de D. Sancho I, a construção da primeira fortificação.

Nos reinados seguintes, até ao século XV, este castelo foi melhorado, nomeadamente com a construção da Torre de Menagem e novos troços de muralhas.

A grande maioria desta construção foi destruída durante o século XIX, para privilegiar a expansão urbana da cidade, prolongando-se ainda durante o século XX, apesar de o que restava, já estar classificado como Monumento Nacional.

Em meados do século XX, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, iniciou intervenções para preservação dos restos deste castelo, trabalhos que se têm prolongado até aos nossos dias.

Actualmente existem alguns troços de muralha, com vestígios de portas e três torres, a Torre dos Ferreiros, a Torre Velha e a Torre de Menagem.