Castelos

Castelo Rodrigo

 

«Castelo Rodrigo conserva ainda o plano medieval de praça circular com cintura de muralhas, as quais teriam sido, inicialmente construídas pelos romanos, quando edificaram um forte.»

castelosdefronteira.com

Concelho: Figueira de Castelo Rodrigo
Localização: Castelo Rodrigo
Latitude: 40.8771379 
Longitude: -6.964327799999978

O Castelo de Castelo Rodrigo é o monumento mais importante da arquitectura militar do concelho, tendo sofrido ao longo dos tempos, diversas reconstruções, nomeadamente quando em 1297, D. Dinis mandou restaurar os castelos desta região, tendo reedificado e repovoado Castelo Rodrigo “fazendo erigir um forte castelo, com alterosa torre de menagem, quadrangular, com seis janelas sacadas e uma poderosa cinta de muralhas apoiada em torreões semicirculares que ainda persistem, bem como três portas: a Porta do Sol, a Porta de Alverca ou Porta Nascente junto da qual se observa a Cabeça do Mouro e a Porta da Traição com acesso ao Túnel que supostamente liga ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar. 

Do topo de uma colina, a pequena aldeia de Castelo Rodrigo domina o planalto que se estende para Espanha, a leste, até ao vale profundo do Douro, a norte.  

A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros. 
Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa. 

A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português. 
Em 1508, D. Manuel concede foral novo à vila. É desse período a construção do Pelourinho. 

A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna. 

Lugar de passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, contam as lendas que o próprio S. Francisco de Assis aqui teria pernoitado na sua peregrinação ao túmulo do Santo. 

Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em todo a vila. O pelourinho, o palácio, a cisterna, a Igreja e Convento de St.ª M.ª de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível. 

Castelo Rodrigo merece uma visita pelas suas glórias passadas, pela beleza e limpidez do lugar, pelo seu casario intra-muros, pelo seu pelourinho manuelino e ainda pela comovente imagem de Santiago Matamouros guardada na igreja do Reclamador.